Diga SIM para você
- Danielly Fagern
- 4 de abr. de 2022
- 4 min de leitura

Umas das situações que tenho vivido e praticado com frequência é dizer SIM para mim mesma. Digo com frequência, porque, às vezes, faz-se necessário dizer sim para outras pessoas ao nosso redor e que nem sempre estamos dizendo não para nós mesmas.
Aprendi ao longo da vida e experiência que primeiro eu, segundo eu, terceiro eu, quarto com quem estou interagindo. Antes me sentia egoísta ao pensar assim, mas hoje não mais e sabe por quê? Porque tenho sido mais honesta com a minha realidade, com o que me disponho e minhas atitudes são mais genuínas.
“Dizer SIM para mim mesma tem sido uma prática fantástica de valorizar mais o meu tempo, as minhas prioridades e necessidades diárias.”
Você tem o hábito de dizer “SIM” para você?
Quando eu não tinha esse hábito, me sentia, em algumas ocasiões, infeliz ou frustrada com a sensação de não estar produzindo ou fazendo o que, de fato, eu desejava.
Hoje reconheço que por muito tempo, eu deixei as minhas crenças comandarem as minhas decisões, pois estava sempre querendo agradar aos outros, mesmo que isso fosse me desagradar. Meu cérebro comandava e ativava a mente sabotadora.
Se você é daquelas pessoas que não sabe dizer não, pois não quer magoar ninguém ou para sempre ser prestativa, pode estar acumulando sentimentos de frustração e se eliminando por dentro.
Você está consciente de quais sentimentos você tem acumulado?
Lembrando que existem situações que vamos dizer sim para o outro, e não para nós mesmos, no entanto, essas ocasiões devem ser mais raras do que frequentes. Tenha a consciência de que você será sempre mais importante, até porque, para ajudar genuinamente, você precisa ser verdadeira e se sentir bem.
Trazendo essa consciência para o ambiente corporativo, se faz necessário ficar atenta, ao quanto as suas decisões estão baseadas no que você quer e acredita, e o quanto você está apenas agradando a um(a) gestor(a) ou colega de trabalho, por exemplo.
Sofri um tempo com isso e escuto sempre pessoas relatando que se sentem inseguras para se posicionarem numa reunião ou decisão estratégica, e tudo isso com medo da opinião do outro ou de não ser aceita. Já aconteceu com você?
De novo, não tem nada de errado concordar com o outro, e dizer sim para as pessoas, mas o que acredito é que deve-se dar atenção àquelas situações e pessoas nas quais roubam nossa energia e nos mantém prisioneiras da verdade delas, ou seja, você nunca se dar a oportunidade de falar o que acredita e não compartilha o seu ponto de vista.
Passou alguém na sua mente agora?
Lembre-se que aprender a dizer mais sim a si mesma não significa que você vai parar de ajudar as pessoas, que vai parar de ter empatia ou até mesmo de fazer um favor a alguém. A minha ideia é inspirá-la a ser mais verdadeira consigo mesma e com os seus desejos, para que você se sinta mais confiante nos seus posicionamentos.
Tenha certeza que quanto mais sincera com os seus valores e suas crenças fortalecedoras você for, mais a sua mente estará aberta a novos aprendizados e você vai experienciar viver da forma que escolher, mesmo que isso implique em mudar o rumo de vez em quando.
“Diga mais SIM para você e vida a sua verdade.”
Quando estamos conscientes do valor dos nossos sentimentos e emoções, buscamos agir de forma sincera conosco e com as pessoas com as quais nos relacionamos.
Escrevi no artigo Gestão das Emoções sobre a importância de estarmos conscientes do que sentimos e o reflexo disso na sua Liderança. Leia o artigo que com certeza vai agregar ao tema de hoje.
Que neste momento você reflita sobre como tem agido em relação a se valorizar, respeitar suas decisões e de como tem sido o seu posicionamento diante as situações e relações no cotidiano.
Em qual das situações que compartilhei neste artigo, você mais se identificou ou já passou pela experiência? Escreve nos comentários ou me envia uma mensagem privada.
Se você está gostando da newsletter "Autoconhecimento", saiba que os artigos são compostos por trechos do meu 1º livro digital "Nada se compara a você - seja líder de si mesma" que está disponível na Amazon. (clica aqui para adquirir o livro). E se você é assinante do Amazon Kindle pode ler gratuitamente o meu livro por lá.
Está chegando hoje por aqui? Saiba quem eu sou.
Eu sou Danielly Fagern
Estrategista de Carreira, Liderança e Negócios com mais de 20 anos de atuação em vendas e marketing estratégicos em diversos segmentos e 05 anos dedicados a Mentorias de Liderança e Inteligência Emocional.
Autora do livro "Nada se compara a você - seja líder de si mesma"
"Minha missão é ser fonte de inspiração contribuindo com o autoconhecimento das pessoas, por meio da comunicação e soluções estratégicas de carreira e liderança, para impactar positivamente os indivíduos na conscientização do seu propósito de vida."
Criei o Método 4D (Decisão, Disciplina e Dedicação para Despertar) e Bem-Estar FEME (físico, emocional, mental e espiritual) como ferramentas para auxiliar na sua Jornadado do Autoconhecimento.
Quer saber mais? Fale comigo:
📧 Email: danielly@fagern.com
Será um prazer me conectar com você.
#autoconhecimento #posicionamento #autolideranca #bemestarfeme #saboteosseussabotadores #lideranca #protagonismofeminino
コメント