top of page

Jornada do Autoconhecimento

  • Foto do escritor: Danielly Fagern
    Danielly Fagern
  • 21 de fev. de 2022
  • 3 min de leitura


Considero que a minha jornada do autoconhecimento se iniciou aos 28 anos quando escrevi o meu primeiro trabalho acadêmico em 2005 sobre motivação nas empresas e como as pessoas poderiam se sentir inspiradas. Logo em seguida, no ano de 2006, conheci o documentário “O Segredo” e foi ali que a chave virou e comecei a ter muito mais consciência de que o que pensamos, sentimos e de como agimos, muda completamente a nossa realidade.


Fiquei tão encantada com todo aquele conhecimento que decidi assistir diariamente o documentário e colocar em prática os ensinamentos. O documentário foi um divisor de águas na minha vida, pois fui compreendendo que todas as respostas que buscava estavam comigo.

Eu precisava apenas me conectar com o meu eu interior, acreditar em mim mesma e conquistar tudo o que desejava.

Se você ainda não conhece “O segredo”, sugiro que busque ler o livro ou assistir o documentário. É sensacional.


Você já se deu a oportunidade de iniciar a sua jornada do autoconhecimento?


Todos nós estamos em momentos diferentes da vida, mas caso você decida iniciar sua jornada do autoconhecimento, eu sugiro que o primeiro passo é fazer uma análise do seu grau de satisfação em cada área da sua vida.


Escreva de 1 a 10, o seu grau de satisfação, por exemplo, com a sua vida pessoal, profissional, familiar, carreira, relacionamentos, bem-estar, financeira, etc. Pense sobre o que te faz feliz e se você está feliz fazendo o que faz. Durante essa análise, é possível que você perceba que está vivendo no modo automático em algumas áreas.


Uma análise como essa pode lhe proporcionar mais autoconhecimento e consequentemente, mais consciência sobre o que você escolhe experienciar na sua vida. E é claro que existem diferentes processos/formas que podem também lhe ajudar nesta jornada do autoconhecimento, como terapias, treinamentos, novos hábitos, acompanhamento psicológico, entre outros.


Aprendizados Contínuos


No meu caso, já passei por treinamentos de desenvolvimento pessoal, bastante reflexões, criei o hábito da meditação e gratidão diária, fiz terapias como a regressão e busco aprendizados contínuos em diversos assuntos que entendo serem necessários para a minha jornada. Dentre esses assuntos, estão a física quântica, relações humanas, psicologia positiva, inteligência emocional e automotivação.


Com base na minha experiência, acredito que a jornada do autoconhecimento está relacionada a você se perceber e identificar suas preferências, seus valores, suas crenças, suas causas, seu propósito e sua missão. Confesso que essa jornada é contínua.

A cada nova descoberta sobre o que escolhemos ser, fazer e ter, conectamo-nos diretamente com o nosso eu interior e a sensação é maravilhosa.

Uma das minhas práticas diárias que tem transformado a minha forma de aceitar e sentir com mais leveza tudo o que acontece na minha vida é a Gratidão. Sou muito mais consciente da importância de praticar a gratidão e de manter uma atitude mental positiva para me sentir mais feliz e realizada.


Desde 2020 celebro inclusive no meu perfil do instagram a Sexta da Gratidão, onde iniciei com postes e vídeos sobre o assunto e em 2021 decidi fazer lives semanais sozinha ou com convidado(a)s para compartilhar experiências utilizando a gratidão como ferramenta para potencializar os resultados que obtemos na nossa vida.


Espero ter até aqui lhe inspirado a pensar mais sobre suas atitudes, pensamentos e sentimos na sua jornada do autoconhecimento. Este artigo é composto por trechos do meu 1º livro digital "Nada se compara a você - seja líder de si mesma" que está disponível na Amazon.


Como está sendo a sua Jornada do Autoconhecimento?


Vamos trocar experiências? Deixa aqui nos comentários as suas reflexões e insights.

Danielly Fagern

Estrategista de Carreira, Liderança e Negócios




Comentários


bottom of page