top of page

Planejamento Diário

  • Foto do escritor: Danielly Fagern
    Danielly Fagern
  • 17 de mar. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 4 de abr. de 2022


ree

O hábito de planejar minhas atividades diárias e definir prioridades tem contribuído bastante com os meus resultados. Mas nem sempre foi assim. Já tive dias sem saber por onde começar, não conseguia definir prioridades ou me abalava demais com os imprevistos e urgências que surgiam.


Já se identificou com algo até aqui?


A partir do momento que me dei conta da importância de manter um plano diário para iniciar o dia, a vida foi se tornando mais prática e o sentimento de produtividade fazendo cada vez mais parte do meu dia a dia.


Para que eu conseguisse organizar as atividades foi necessário entender a importancia de cada uma delas nos resultados que eu escolhia alcançar. Acredito que se você não está consciente do quanto o seu planejameto pode contribuir na sua vida pessoa e profissional, vai ser mais desafiador tê-lo como hábito. Mas não é impossível!


Mantenha o foco no seu bem-estar.


Como já mencionei aqui no artigo Bem-Estar FEME, meu interesse em cuidar do bem-estar veio pela dor, o que me proporcionou também a velocidade para fazer as mudanças necessárias naquele momento.


E você pode se perguntar: o que bem-estar tem a ver com planejamento? Pra mim estão super conectados e alinhados. Escuto pessoas falando que não possuem tempo para fazer o que desejam, no entanto, eu acredito que falta é priorizar o que de fato importa para você. Falta dar mais atenção a sua qualidade de vida.


Nesta linha de pensamento, é você avaliar o quanto a sua rotina diária lhe proporciona horário de trabalho adequado, autocuidado, tempo de qualidade com a família, momentos de relaxamento e até mesmo qualidade de sono.


Qualidade de sono é um desafio pra mim, porque mantenho uma rotina noturna produtiva. Sou super criativa a noite, minha energia é sempre mais acelerada, mas sei que a longo prazo posso ter perdas na saúde. Busco me policiar, mas confesso que a maioria dos meus artigos escrevo nas madrugadas.


Minha escrita, meus posts, até vídeos fluem bem melhor a noite, mas se vou dormir às três horas da manhã, acordo no dia seguinte umas 10h da manhã e está tudo certo. Consigo organizar a agenda contando com esses momentos, e por isso que o planejamento me ajuda a decidir, inlcusive, dormir mais cedo para estar bem no dia seguinte.


Bom, espero provocar em você a consciência do quanto a sua rotina diária está contribuindo ou prejudicando a sua vida a longo prazo. E falo isso porque existem hábitos que são mais desafiadores de manter, justamente porque o resultado é de longo prazo e atualmente vivemos num mundo imediatista.


Minha rotina diária


Alguns dos hábitos que fui conquistando ao longo da minha jornada de autoconhecimento e que fazem parte do meu planejamento são: descansar a mente, definir as prioridades do dia e manter uma rotina de bem-estar (meditar, treinar, ler, agradecer e praticar terapias holísticas).


Planejamento diário é tomar consciência de quanto planejar e executar suas atividades diárias podem ser aliados positivos à sua rotina.

No meu plano diário, incluo as reuniões, atendimentos, pagamentos, rotina de estudos, eventos online, atividades pessoais, rotinas da casa, e deixo também horários livres para eventuais imprevistos.


Defino as três prioridades do dia e a sequência de execução. Tem funcionado muito bem e me proporcionado sentimentos de organização e produtividade.


Minhas ferramentas de apoio são a agenda do celular, agenda física e ainda tenho uma planilha de Excel. (adaptada do Livro "Primeiro o mais importante" de Stephen Covey.) Gosto de escrever tudo que tenho para executar no dia e sempre que concluo a atividade, adoro marcar como concluída.


Utilizo as 3 ferramentas da seguinte forma:


  1. A agenda do celular é mais utilizada para não acontecer conflitos nos atendimentos de clientes, reuniões e participações em eventos.

  2. A agenda física ainda mantenho para anotações rápidas, destacar atividades pendentes, escrever ideias e também os mesmos compromissos da agenda do celular. rsrsrsrsr

  3. A planilha de excel me dá uma ótima visibilidade diária e semanal de toda a rotina em detalhes. Costumo preencher o que executo a cada hora e no final da semana consigo enxergar quais atividades me tomaram mais tempo.


Você também faz uso de um plano diário? Define suas prioridades do dia?


Minha experiência e autoconhecimento teem me proporcionado não perder o foco com frequência, mesmo quando imprevistos acontecem. Hoje me sinto mais consciente que eles existem e os aceito partindo para ação com foco na solução.


Criei o hábito de escrever e ter sempre a mão os meus objetivos pessoais e profissionais, para quando a distração aparecer, como por exemplo, mensagens em grupos de whatsapp, “timeline” das redes sociais ou até mesmo uma conversa mais longa que o necessário, minha mente aciona o botão: isso é importante agora?


Mesmo quando esse botão é acionado, às vezes ainda me saboto e já me peguei ficando uma hora ou mais nas redes sociais curtindo reels, posts etc. Quem nunca? O que quero dizer é que não sou perfeita na execução do meu planejamento, mas ter um plano diário facilita bastante no direcionamento do meu dia.


O autoconhecimento tem sido um ótimo aliado do hábito de planejar minhas atividades, organizar as ideias e fazer autoavaliações dos resultados diários. Este sentimento nos leva a mensurar o quão produtivo está sendo o dia e se gerenciamos o tempo de forma mais consciente.


A gestão do tempo consciente é também um ganho diário de produtividade. Decido os horários que vou executar as atividades, tenho consciência da importância de cada uma, determino o tempo de execução, separo intervalos para relaxar, deixo sempre horários livres na agenda e assim me mantenho focada no que preciso executar diariamente.


Você costuma mensurar o quão produtivo está o seu dia?


Algo que pra mim também fez diferença quando o assunto é planejamento, foi começar a planejar mais os momentos em família. Defini o domingo como principal dia para priorizar o lazer em família e descansar a mente. Pode até parecer óbvio para alguns de vocês, mas pra mim um dia não foi.


O importante diante o que escrevi até aqui, é mantermos uma rotina que faça sentido para o nosso momento atual. Utilize o planejamento ao seu favor e sinta-se uma pessoa cada vez mais feliz e realizada.


Se você ainda não tem o hábito de planejar o seu dia, comece hoje mesmo. Tenho certeza que irá facilitar bastante e trazer mais clareza à sua rotina e, consequentemente, seu sentimento de produtividade será ainda maior.


E se você já planeja o seu dia, parabéns, mantenha sua dedicação e obtenha leveza e harmonia na sua vida pessoal e profissional.


Vamos trocar aprendizados? Compartilha nos comentários a sua experiência sobre planejamento diário.


Este artigo é composto por trechos do meu 1º livro digital "Nada se compara a você - seja líder de si mesma" que está disponível na Amazon. (clica aqui para adquirir o livro). E se você é assinante do Amazon Kindle pode ler gratuitamente o meu livro por lá.



ree

Está chegando hoje por aqui? Saiba quem eu sou.

Eu sou Danielly Fagern


Estrategista de Carreira, Liderança e Negócios com mais de 20 anos de atuação em vendas e marketing estratégicos em diversos segmentos e 05 anos dedicados a Mentorias de Liderança e Inteligência Emocional.



"Minha missão é ser fonte de inspiração contribuindo com o autoconhecimento das pessoas, por meio da comunicação e soluções estratégicas de carreira e liderança, para impactar positivamente os indivíduos na conscientização do seu propósito de vida."


Criei o Método 4D (Decisão, Disciplina e Dedicação para Despertar) e Bem-Estar FEME (físico, emocional, mental e espiritual) como ferramentas para auxiliar na jornada do autoconhecimento.


Quer saber mais? Fale comigo:

Será um prazer me conectar com você.

Siga-me no Linkedin e Instagram


Comentários


bottom of page